Manaus/AM- Após três anos de intensa pesquisa, o projeto “Giulia – Mãos que falam” foi finalmente implantado nesta quinta-feira, 28, e Manaus se tornou a primeira cidade do mundo a contar com o uso da inteligência artificial em aplicativo para a inclusão de pessoas surdas. Em parceria com a empresa GBR Componentes da Amazônia Ltda, 200 kits de celulares e tabletes foram entregues pelo idealizador do projeto, o pesquisador Manual Cardoso, aos alunos do Instituto Felippo Smaldone, no Planalto, zona Centro-Oeste da capital. Paralelo a isso, a Prefeitura de Manaus já estuda a introdução da tecnologia na rede de saúde.

O projeto Giulia foi desenvolvido para melhorar a comunicação em ambientes específicos como escolas, hospitais, delegacias e mais, totalizando 42 ambientes prioritários. Para usar o sistema, é necessário ter um celular ou smartphone fixado no pulso, que traduz os gestos da língua de sinais – Libras. Quando a pessoa surda movimenta o braço, o aplicativo fica lendo os sensores que definem esses movimentos e sintetiza em voz eletrônica o correspondente em português. O app também interpreta em Libras as palavras de uma conversa.

Com 33 anos de existência na capital e presente em outras três cidades brasileiras, o Instituto Felippo Smaldone é uma escola especializada para crianças surdas e, atualmente, atende a 373 alunos, incluindo ouvintes, como maneira de integrar e ampliar o conhecimento da linguagem de sinais.

SAMU

Além dos avanços na educação, o “Giulia – Mãos que falam” contempla ainda outras áreas importantes. Na saúde, a Prefeitura de Manaus já estuda como implementar a plataforma no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) nas Unidade Básicas de Saúde (UBSs), criando um ambiente mais favorável e um acesso mais simples às pessoas com deficiência auditiva.

O aplicativo já vem com funções que poderão ser agregadas pelas unidades de saúde com o uso de QR Codes nas placas e outras comunicações visuais, que serão traduzidos em Libras. Além disso, a prefeitura estuda a criação de uma Central de Mensagens no Samu, que vai possibilitar que, com um toque na tela do celular, a pessoa surda acione o serviço de emergência de maneira simples e segura.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *